Crowdfunding

 

Image

 

Estão disponíveis na internet, hoje, plataformas que possibilitam o financiamento de produções cinematográficas. Estas estão disponíveis na rede, por período determinado, para contribuições individuais para aqueles interessados no projeto.

 O cineasta deve estipular um valor a ser arrecadado, que se não atingido, o filme não poderá ser realizado. Para estimular as doações existem recompensas dentro de cada valor doado, por exemplo: Para quem doar R$10.000,00 terá seu nome incluído como produtor associado nos créditos do filme ou para valores menores como R$50,00 ganha uma cópia do DVD do filme.

 O cineasta Spike Lee é um dos que aderiu à esta nova maneira de financiamento para seu próximo longa. Na sua entrevista para a UOL (http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2013/07/22/spike-lee-recorre-a-plataforma-de-crowdfunding-para-produzir-filme.htm) explica por que aderiu à plataforma Kickstarter de crowdfunding: 

“E você pode se perguntar, ‘por que, Spike? Você fez ‘Malcolm X’, ‘Faça a Coisa Certa’, blablabla’. Mas há um clima muito diferente agora. O único jeito de garantir, como um diretor de filmes independentes, que o seu trabalho ganhe a tela grande é quando você traz o dinheiro para a mesa”.

 Este tipo de plataforma cria a oportunidade para novos cineastas sem grandes recursos e com grandes ideias poderem finalmente executar suas criações e dividi-las com os outros. Sem dúvida é uma revolução para a indústria cinematográfica e trará grandes benefícios mostrando novos talentos ao mundo e permitindo um número maior de novas criações .

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s