Transmídia Storytelling

Image

 

Transmídia é o termo contemporâneo designado para a criação de histórias contadas em diversas plataformas, sendo que cada parte da mesma encontra-se em um universo diferente, como um filme e seu enredo continua em um website, videogame, gibi, produtos comercializados como brinquedos infantis, por exemplo… Até onde a Imaginação permitir!

  Jeff Gomez é produtor de transmídia, CEO da Starlight Runner Entertainment e cria estes “mundos ficcionais” para filmes como: Avatar e Piratas do Caribe, e  cases de sucesso como o da Fábrica da Felicidade para a Coca-Cola. Marcas visam o lucro por novos meios, imergindo o consumidor mais profundamente neste mundo fantasioso.

 Gomez em sua entrevista cedida à Multishow explica que inicia o processo criativo de Transmídia no estágio inicial dos projetos e que muitas vezes acaba seu trabalho, junto à sua equipe de redatores, editores e produtores, antes mesmo dos filmes ficarem prontos.

  Aqui no Brasil segundo Maurício Mota, do The Alchemists, “O mercado de transmídia ainda está engatinhando, sendo educado”. Já podemos citar exemplos, como: O case, Le Petit Pakour, do Guaraná Antárctica, a série Latitudes na TNT ou mesmo a novela Cheias de Charme, com o grupo musical das “Empreguetes”, o qual possuía seu vídeo clipe fora da série. 

 Sem dúvidas está claro que o indivíduo quer mais do que nunca fazer parte daquilo que esta consumindo, estamos assim criando um universo de possibilidades envolvendo uma ideia, marca e consumidor. E o mercado já o percebeu. 

O que não percebeu ainda, segundo Gomez, é que falta ainda uma plataforma para o consumidor se expressar. Até lá, esperamos quem será o primeiro a ganhar dinheiro com isso. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s